investigação

Mãe é presa suspeita de ter matado recém-nascida em Santiago

Michelli Taborda

A jovem de 18 anos que estava sendo investigada pela morte de um bebê recém-nascido, em Santiago, foi presa preventivamente na tarde desta quarta-feira. De acordo com a delegada Débora Poltosi, responsável pelas investigações do caso, a suspeita é a mãe da criança. A bebê foi encontrada morta no dia 25 de maio, dentro de uma caixa de sapatos que estava em cima do guarda-roupa, na residência da investigada. 

Jovem é preso por tráfico de drogas na região central de Santa Maria

Segundo o laudo da perícia, a criança nasceu viva e foi morta após o parto. Entretanto, o laudo não aponta a causa da morte do bebê. Conforme as investigações, a mãe procurou atendimento médico, horas depois de dar a luz, no Pronto-Socorro municipal. Em um primeiro momento, a jovem alegou que estava sofrendo um sangramento. Questionada, ela informou ao médico que não estava grávida, mas após realizar alguns exames, confessou que havia dado à luz recentemente. 

- Foi tudo muito rápido. A criança nasceu durante a madrugada, e a mãe teve hemorragia. Foi a avó da criança quem levou a jovem para atendimento médico. Menos de 12 horas após o parto, o bebê foi encontrado morto dentro da casa, com o cordão umbilical cortado. A nossa linha de investigação é pelo crime de homicídio doloso, visto que a criança não morreu por negligência e sim porque foi morta ou deixada para morrer - explica a delegada. 

A Polícia Civil ainda investiga a possibilidade de participação de outras pessoas no crime. Por conta disso, o aparelho celular da jovem foi apreendido e encaminhado para perícia.

Durante depoimento oficial à Polícia Civil, nesta tarde, a jovem optou por permanecer em silêncio. Até o final desta tarde, ela seria encaminhada ao Presídio Estadual de Santiago. 

O CASO
O bebê foi encontrado morto, no dia 25 de maio, enrolado em um lençol, dentro de uma caixa de sapatos, em cima do guarda-roupa da jovem. A criança pesava aproximadamente 2,5 kg. Segundo a Polícia Civil, a mãe do bebê, uma jovem de 18 anos, estaria no oitavo mês de gestação. Ela procurou o Pronto-Socorro municipal alegando sangramento. Depois de conversar com o médico e de passar por exames, ela teria admitido que estava grávida e que deu à luz recentemente. O corpo do bebê foi encaminhado para necropsia, que apontou que a criança havia nascido viva, mas foi morta posteriormente. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Suspeito de roubar lojas em Cruz Alta é preso

Jovem é preso por tráfico de drogas na região central de Santa Maria Próximo

Jovem é preso por tráfico de drogas na região central de Santa Maria

Polícia/Segurança